5 documentários sobre parques brasileiros


No WikiParques, nosso lema é “Conhecer para conservar”. Acreditamos que entender a importância das unidades de conservação é essencial para a preservação do meio ambiente. Essa também é a aposta dos cinco documentários nesta lista. O meio audiovisual é entendido como uma excelente ferramenta para disseminar conhecimento ao aproximar o público de temas e realidades que estão distantes. 

Em tempos de pandemia, esses vídeos também são uma oportunidade de se encantar e aprender com os vários ambientes naturais do país, sem precisar sair de casa. Ou, quem sabe, uma forma de planejar as próximas férias. Confira a seguir a lista de 5 parques brasileiros que já foram tema de documentário.

Reserva Natural Serra do Tombador, Goiás

Reserva Natural Serra do Tombador. Foto: Divulgação/Fundação Boticário

A História Depois do Fogo (2018) revela os desdobramentos da expedição realizada para avaliar os impactos das queimadas sobre a reserva natural em outubro de 2017. A partir da identificação de espécies da flora e da fauna, a expedição de dez dias mostrou como a savana mais rica do planeta respondeu ao fogo que avançou sobre 85% da Serra do Tombador. O documentário também está disponível no YouTube.

Inaugurada em 2009, a Reserva Natural Serra do Tombador é a segunda RPPN criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Com uma gestão nos moldes de um parque nacional, os principais objetivos da reserva são a conservação da biodiversidade e dos processos ecológicos, o fomento do uso público, o incentivo à pesquisa científica e à educação ambiental.

Parque Estadual de Itaúnas, Espírito Santo

Parque Estadual de Itaúnas. Foto: WikiParques

Em 2012, o parque estadual foi tema do primeiro documentário produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, Últimos Refúgios: Itaúnas. O filme de 26 minutos apresenta o contexto sociocultural e ambiental da região a partir de entrevistas com biólogos, coordenadores de projetos de conservação, moradores e trabalhadores locais. Além disso, traz lindas imagens com registros de natureza, animais selvagens e paisagens de tirar o fôlego.

O parque estadual mais visitado em todo o estado foi criado em novembro de 1991. Seu objetivo é garantir a proteção ambiental da região, principalmente dos sítios reprodutivos das tartarugas marinhas, espécie ameaçada de extinção.

Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí

Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: WikiParques

Durante seus 40 minutos de duração, o filme Serra da Capivara aborda diferentes aspectos de um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo, considerado patrimônio mundial da humanidade. O documentário produzido pela UNESCO revela a riqueza natural e cultural do interior do Piauí, com destaque especial para o rico acervo de pinturas rupestres. Também retoma o debate da cultura como fator essencial para o desenvolvimento das sociedades. Além das belas paisagens, personagens contam a história do parque e falam sobre os impactos econômicos e sociais na região após sua implementação.

Criado em junho de 1979, os 129.140 hectares da unidade de conservação estão situados numa região formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo formando uma paisagem espetacular com múltiplos monumentos geológicos de rara beleza. O Parque também abriga populações da maioria das espécies que ocorrem somente no bioma Caatinga. Confira o filme no link.

Parque Nacional da Serra do Divisor, Acre

Parque Nacional da Serra do Divisor. Foto: Diego Gurgel/Secom/Notícias Acre

Uma das regiões da Amazônia com maior biodiversidade, o Acre agrega verdadeiros paraísos naturais. Entre seus destinos mais procurados, destaca-se o quarto maior parque nacional em extensão no país, o Parque Nacional da Serra do Divisor. Essa exuberância é revelada no documentário Serra do Divisor: um Brasil Desconhecido, uma aventura pelo coração da floresta amazônica produzida pela equipe de comunicação do portal Notícias do Acre.

Desde 1989, a unidade de conservação situada na fronteira com o Peru é uma excelente opção para quem curte turismo de aventura, ecológico e científico. Além de inúmeras cachoeiras, montanhas, trilhas e clima agradável, o parque abriga várias espécies típicas da região, vegetais e animais.

Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Minas Gerais

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Foto: WikiParques

Para mostrar os desafios enfrentados pelas equipes que participam da rotina do parque, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) produziu um documentário comemorativo dos 25 anos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Lançado em outubro de 2019, o vídeo mostra as belezas naturais do parque e sua infraestrutura. Também revela como funciona o sistema de prevenção e combate a incêndios florestais, e o trabalho de educação ambiental realizado pela equipe da unidade.

Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual é uma das mais importantes áreas verdes do estado, sendo o terceiro maior parque em área urbana do Brasil. Os 4 mil hectares também são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Lá são encontrados animais como a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

Bônus

Entre 2018 e 2019, o WikiParques colocou em prática esse lema com o lançamento da websérie Pé No Parque, patrocinada pela Fundação Grupo Boticário. Com o objetivo de disseminar conhecimento e estimular a visitação em parques nacionais, os vídeos trazem a cultura, curiosidades e histórias de personagens presentes em unidades de conservação. Em cinco temporadas, o Pé no Parque já passou pelos parques nacionais de São Joaquim (SC), Superagui (PR), Anavilhanas (AM), Serra da Capivara (PI) e Chapada dos Guimarães (MT), retratando diferentes paisagens e biomas do Brasil. Acesse todas temporadas no site do Pé no Parque ou no YouTube.

Post navigation

Anterior

Sete RPPNs do Rio de Janeiro têm seus planos de manejo aprovados

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aprovou os planos de manejo de sete reservas particulares do patrimônio natural. O documento é o principal instrumento para a gestão de uma unidade de conservação e também passo fundamental na sua constituição

Mais


Próximo