Mato Grosso cria o Monumento Natural Centro Geodésico da América Latina


Vista para o mirante onde é possível observar paisagens longínquas do planalto mato-grossense. Foto: Juliana Carvalho/ Sema-MT

O Governo de Mato Grosso publicou na sexta-feira (24/01) o Decreto nº 350/2020 que cria o Monumento Natural Centro Geodésico da América Latina no município de Chapada dos Guimarães. A unidade de conservação preserva a beleza cênica do Mirante da Chapada, sítio moldado por escarpas de arenito vermelho de onde é possível observar paisagens longínquas do planalto mato-grossense. A unidade de conservação será do tipo proteção integral, onde é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais em atividades, como a educação ambiental, turismo e pesquisa científica.

O nome da unidade de conservação foi sugerido pelo professor de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Prudêncio de Castro Junior, em audiência pública. A proposta foi acatada pelos participantes da reunião e incorporada ao projeto de criação da unidade. De acordo com o superintendente de Biodiversidade e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Elton Silveira, a participação da sociedade foi fundamental no processo de criação da unidade. Ao longo de 2018, a Sema realizou audiência e consulta pública para colher a opinião da sociedade.

A área de 43,6 hectares integra importante corredor ecoturístico que inclui o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT) e as unidades de conservação estaduais de uso sustentável Estrada Parque MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro) e Área de Proteção Ambiental Chapada dos Guimarães (MT).

Seguindo as orientações do Ministério Público Federal e atendendo aos interesses da população local, a área onde foi criada a unidade de conservação, antes uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN), foi decretada de interesse público para fins de desapropriação em fevereiro de 2018. A alteração da unidade de conservação justificou-se pelo fortalecimento de seu regime jurídico, tornando-o mais protetivo.

 

*Com informações do Governo de Mato Grosso

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo