Iniciado no último sábado à noite, dia 05/10, o incêndio que atingia o Parque Estadual de Monte Alegre (PA) foi controlado. Segundo o 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Santarém, parte da força-tarefa reunida para combater o fogo, a chuva que caiu no parque por volta das 04h00 desta segunda-feira, dia 07/10, contribuiu significativamente para os trabalhos de contenção das chamas. Um dos principais focos de incêndio, o sítio arqueológico Serra da Lua está fora de perigo.
Na quarta-feira (07), a força-tarefa esteve na região e não encontrou mais sinais de fumaça. “A área continua sendo monitorada para sanar qualquer dúvida, assim como o trabalho preventivo que é feito aqui”, disse o tenente-coronel Ney Tito da Silva Azevedo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Santarém.
O incêndio começou no atrativo da Serra da Lua, um dos principais sítios arqueológicos da unidade de conservação. Embora controladas as chamas, uma equipe técnica continua trabalhando no combate e prevenção das queimadas na área de abrangência do Parque – que abriga 15 sítios arqueológicos e a estrutura do centro de acolhimento para receber os visitantes. A fim de garantir total segurança aos visitantes, o acesso Parque continua suspenso temporariamente.