Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó-Açu protegerá 10 mil ovos de quelônio


Coleta de ovos de quelônios. Foto: Diego Morgado

No fim de semana, uma ação que envolveu técnicos ambientais e moradores das comunidades do entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó-Açu (AM) coletou aproximadamente 3 mil ovos de tracajá (Podcnemis unifilis). Ela também é parte do trabalho de monitoramento da unidade de conservação e objetiva a proteção de 10 mil ovos depositados nas praias da reserva neste ano.

Realizados há 10 anos, o monitoramento e soltura de quelônios na unidade deve seguir até o fim deste mês de agosto. É feito um levantamento que aponta o local, data, quantidade de ovos e espécie encontrada. As equipes realizam a biometria dos ovos, checando o comprimento, largura e peso. Após a coleta, os monitores cuidam dos ovos até a eclosão. E, quando os filhotes atingem tamanho que permita a sobrevivência na natureza, são soltos nas praias.

O trabalho de monitoramento é realizado 10 anos na unidade. Ele é coordenado pelo Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio do Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto NET Claro Embratel e da Prefeitura de Careiro Castanho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

*Com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente/AM

 

 

 

Post navigation

Anterior

Programa Passarinhar Carioca registrou mais de 40 espécies de aves no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

No último fim de semana, as lentes fotográficas dos participantes do programa de observação de aves do Rio de Janeiro encontraram aves como a sairá-sapucaia, a saíra-sete-cores e o saí-azul.

Mais


Próximo