Parque Nacional de Chapada dos Guimarães combate incêndio


Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães dura 1 semana. Foto: Christian Berlinck

Desde a última sexta-feira (09/08), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade combatem incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT). O incêndio atinge a região centro-norte da unidade de conservação e as equipes foram divididas em duas frentes: na parte alta e outra na parte baixa. Na parte alta, a meta é impedir que o fogo chegue ao alto da chapada. Já na parte baixa, os brigadistas fazem linhas de controle com o auxílio de um trator, com o objetivo de iniciar contra-fogo, possibilitando, assim, que o incêndio na região seja cercado.

A equipe de brigada do Parque conta com 30 brigadistas. Também foram acionados 12 brigadistas da Estação Ecológica Serra das Araras (RJ); 6 da Estação Ecológica Taiamã (MT) e 3 do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT); todos apoiados pelo Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios (COIN), Christian Berlinck. O Ibama deve enviar esquadrão para apoio. Também estão disponíveis dois aviões air tractor.

Por questões de segurança, o atrativo Cidade de Pedra foi fechado dos dias 12 a 15/08. Não há previsão de chuvas para os próximos dias na região, que está em período de estiagem e baixa umidade relativa do ar.

 

*Com informações do ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo