Minas Gerais cria Programa de Voluntariado nas unidades de conservação estaduais


Os interessados em realizar trabalho voluntário poderão desenvolver ações nas áreas de pesquisa, visitação, comunicação e educação ambiental. Foto: Divulgação IEF

Publicada no dia 1º de julho, a Portaria nº 67 do Instituto Estadual de Florestas (IEF) criou o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do estado de Minas Gerias, com a possibilidade da realização de trabalhos em diversas áreas de proteção ambiental como pesquisa, visitação, comunicação e educação ambiental.

“Existia uma grande procura pelo trabalho voluntariado em nossas Unidades de Conservação, seja por estudantes como também por pessoas das comunidades do entorno ou outros interessados em contribuir com a conservação dessas áreas protegidas. Nesse contexto, o IEF criou o programa, com o objetivo de aproximar a população de nossas unidades de conservação buscando tornar realidade o voluntariado nas UCs, ” disse o diretor-geral do Instituto, Antônio Malard. 

No Brasil, o voluntariado específico para unidades de conservação foi regulamentado no ano de 2002 com a publicação do Decreto nº 4.512 do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em Minas Gerais, a Portaria irá promover, incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas unidades de conservação, promovendo a interação entre os voluntários e os profissionais das unidades de conservação quanto às experiências e ações na área ambiental, na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais.

Para participar do Programa de Voluntariado, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e preencher formulário de inscrição disponibilizado no site do IEF, além de atender a outros requisitos específicos descritos em edital. Mais informações podem ser acessadas no site do IEF.

Para viabilizar o Programa de Voluntariado, a Portaria também criou o Comitê de Assessoramento Técnico do Programa de Voluntariado, que irá assessorar a diretoria de Unidades de Conservação do IEF em estudos, sugestões e embasamentos técnicos com relação às diretrizes, avaliações, divulgações e interações internas e externas dos editais propostos para as Unidades de Conservação do estado.

 

*Com informação do Instituto Estadual de Florestas

 

 

 

Post navigation

Anterior

Piauí ganha três novas áreas de proteção ambiental

No dia 08/07, o governo estadual assinou os decretos de criação da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Nazaré, da Área de Relevante Interesse Ecológico da Lagoa do Portinho e do Parque Estadual da Serra do Santo Antônio. 

Mais


Próximo