Mais 4 Parque Estaduais para conhecer em São Paulo


O estado de São Paulo tem variados destinos para quem quer conhecer e aproveitar a natureza das serras da Mantiqueira e do Mar. Há opções para todos os gostos, seja trilhas em florestas, praias, montanhas, cachoeiras, cavernas ou paisagens diversas.

Além do WikiParques, estas unidades também estão no site Guia de Áreas Protegidas, que divulga as unidades de conservação do estado. E, armados com o Passaporte das Trilhas do Estado de São Paulo, disponível em unidades e na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, os visitantes poderão aproveitar melhor cada detalhe das áreas protegidas.

Parque Estadual Campos do Jordão

Parque Estadual de Campos do Jordão. Foto: Bianca Schumacher

O primeiro parque do Estado apresenta um patrimônio natural riquíssimo e sua história guarda ligação estreita com o desenvolvimento econômico paulista, principalmente a partir de culturas florestais madeireiras.

Para os entusiastas das trilhas, a Trilha Monteiro Lobato é indicada para as crianças, com referências à obra do escritor. Além desta, ainda há as trilhas das Quatro Pontes, Cachoeira do Galharada, do Rio Sapucaí, Celestina e dos Campos. Esta última serpenteia pela Mata Atlântica com Araucárias e Campos de Altitude até atingir 1.900 m de altitude, que confere uma visão panorâmica para o Vale do Paraíba.

Monumento Natural Estadual Pedra do Baú

Monumento Natural Pedra do Baú. Foto: Renato Opice

Em São Bento do Sapucaí, o Monumento Natural Estadual Pedra do Baú é formado por um fantástico Complexo Rochoso situado no meio da exuberante Mata Atlântica. Está encravado na Serra da Mantiqueira e é considerado um dos principais pontos de escalada técnica do estado de São Paulo, contendo inúmeras vias de escalada. As sugestões de passeio são as trilhas do Bauzinho, do Baú e da Ana Chata.

Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier

São Francisco Xavier. Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Localizada no distrito do município de São José dos Campos, a área de proteção ambiental se destaca por seus recursos hídricos, a cultura tropeira e o primata muriqui (Brachyteles arachnoides), considerado o maior macaco das Américas. Esse é um importante local de atração para o turismo regional. Possui belíssimas paisagens e cachoeiras características dos ecossistemas da Serra da Mantiqueira. O visitante não pode deixar de passear pela Trilha do Mirante (ou Pedra da Onça), ou visitar a Pedra do Porquinho e a Cachoeira Pedro David.

Estação Ecológica de Bananal

Trilha do Ouro na Estação Ecológica Bananal. Foto: Thiago Nogueira

A estação ecológica ajuda a proteger um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Localizada na Serra da Bocaina, próxima à divisa com o estado do Rio de Janeiro, a unidade é conhecida como o paraíso das bromélias além de abrigar muitas espécies importantes de fauna. Lá se encontra, também, um trecho preservado de 800 metros da histórica trilha do ouro, um caminho de mais de 300 anos, construído por mão de obra escravizada e todo calçado por rochas. Essa trilha possui atributos históricos culturais, sendo utilizada em atividades de educação ambiental.

Para conhecer: Trilha da Cachoeira Sete Quedas, Trilha do Ouro e Trilha Mirante.

Leia também

*Com informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

Post navigation

Anterior

Próximo