Prefeitura de Anápolis, em Goiás, cria nova unidade de conservação


A nova unidade de conservação objetiva proteger o Ribeirão Piancó, responsável pelo abastecimento do município de Anápolis. Foto: Santiago Plata/Prefeitura de Anápolis

No Dia do Meio Ambiente, 05/06, a Prefeitura de Anápolis expediu decreto que criou a Área de Proteção Ambiental do Piancó (GO). A unidade de conservação criada tem objetivo de proteger os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão Piancó e assegurar condições de uso do solo compatíveis com a preservação do rio. O Decreto Municipal nº 43744/19 atendeu a uma recomendação do Ministério Público de Goiás.

A bacia do Ribeirão Piancó é o maior fornecedor de água tratada para o abastecimento da cidade de Anápolis. A recomendação do Ministério Público expôs que, nos últimos anos, a cidade tem passado por problemas na escassez de recursos hídricos, o que evidencia a necessidade de proteção ambiental do ribeirão, que tem sua área de captação localizada integralmente no município. Ainda argumenta que, segundo análise técnica de evolução de precipitação da bacia do manancial, as chuvas têm diminuído cada vez mais, chegando aos níveis mais críticos no período de 6 anos.

A crise hídrica no período entre 2017 e 2018, quando a cidade teve a menor precipitação desde 2012, demonstrou a necessidade urgente de proteção ambiental da região do Piancó para melhorar a quantidade e a qualidade da água.

 

*Com informações do Ministério Público de Goiás

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo