“Experiências e aprendizados na restauração florestal do estado do Rio de Janeiro” é o tema do III Encontro do Observatório Florestal Fluminense, que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Reserva Ecológica de Guapiaçu (RJ) promovem amanhã, dia 24/05, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. O objetivo é debater os avanços e os desafios para a recuperação da Mata Atlântica e estimular a troca de experiências sobre iniciativas que visam à preservação desse importante bioma.
No encontro, será lançado o Manual de Procedimentos para o Monitoramento e Avaliação de Áreas em Restauração Florestal no estado do Rio de Janeiro. A publicação traz informações sobre a Resolução nº 143/2017, que instituiu o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação da Restauração Florestal no estado do Rio de Janeiro e esclarece como será o acompanhamento das ações de reflorestamento.
Na segunda-feira, dia 27/05, o evento prossegue com atividade prática na Reserva Ecológica de Guapiaçu. A ação consistirá na aplicação da metodologia estabelecida pela Resolução nº 143/2017 em uma das áreas restauradas da reserva.
Serviço:
III Encontro do Observatório Florestal Fluminense
Quando? Dia 24/05, sexta-feira, à partir das 08h30; Dia 27/05, segunda-feira, às 9h30
Onde? Dia 24: Museu do Amanhã, Praça Mauá, nº 1, Centro do Rio; Dia 27: Reserva Ecológica de Guapiaçu, 428, Rod. João Goulart, 2 – Funchal, Cachoeiras de Macacu
*Com informações da Assessoria de Comunicação Inea