O Parque Natural Municipal do Trabiju (SP) foi reaberto ao público no último sábado, dia 06/04. A unidade de conservação estava fechada desde maio de 2018, quando um incêndio destruiu as ocas que abrigavam uma exposição permanente. A agenda de visita para pequenos grupos já está disponível.
No mês passado, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura realizou mutirões com voluntários no parque para organizar a infraestrutura para receber os primeiros novos visitantes. A recepção será realizada por voluntários e equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
Entre seus atrativos estão as trilhas como da Ponte Pênsil e da Caixa D´Água, que colocam o visitante diretamente em contato com a natureza. As espécies encontradas estão o sapinho-dourado, endêmico da Mata Atlântica. Também são o sapo-folha, a aranha-flor e uma infinidade de insetos, repteis, mamíferos, felinos, roedores e pássaros.
Além dos atrativos naturais, o local possui um sítio histórico-cultural que abriga o complexo do sistema de abastecimento hídrico implementado pelo município no século XIX para abastecimento de Pindamonhangaba.
O parque conta com alojamento para pesquisadores, com dormitório, cozinha, toaletes, salas de estudo, trabalho e auditório para apresentações.
Para participar de um grupo ou inscrever seu grupo para visitação, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 3645-1797 ou pelo e-mail [email protected].
*Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba e O Vale