Jacarés-de-papo-amarelo são devolvidos à natureza no Parque Estadual Dois Irmãos


Os filhotes de jacaré-de-papo-amarelo nasceram no Parque Estadual Dois Irmãos. A reintrodução pretende manter um controle populacional da espécie, que no Brasil pode ser encontrada nos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Fotos: Luana Rocha/Semas-PE

Nove filhotes machos de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foram reintegrados à natureza na área do Parque Estadual Dois Irmãos (PE) nesta terça-feira, dia 09/04, às 09h00. Os animais foram soltos com o acompanhamento de técnicos do parque e de especialista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A iniciativa faz parte do programa para conservação das espécies e recuperação de ecossistemas realizado na unidade de conservação.

A soltura também foi acompanhada por uma equipe de estagiários e voluntários do parque, estudantes de ciências biológicas e medicina veterinária. “A devolução desses animais para os açudes dos arredores da mata vai contribuir para o revigoramento da genética populacional e evitar uma superpopulação no zoo. Todos os animais passaram por ultrassom para definir o sexo, que só é possível classificar nessa idade através desse tipo de exame”, explicou a gestora técnico-científica do Parque Dois Irmãos, Luciana Rameh.

A reintrodução pretende manter um controle populacional da espécie, que no Brasil pode ser encontrada nos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas, desde a região costeira do Rio Grande do Norte, passando pelas bacias dos Rios São Francisco e Paraná/Paraguai, até o Rio Grande do Sul.

Todos os animais passaram por ultrassom para definir o sexo, que só é possível classificar nessa idade. Fotos: Luana Rocha/Semas-PE

 

*Com informações da Semas-PE

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo