No último domingo (31/03), a Trilha Transcarioca (RJ) celebrou 2 anos de vida. O aniversário da trilha de longo curso carioca foi comemorado por cerca de 50 pessoas que juntas fizeram a caminhada do Parque Lage até o Centro de Visitantes das Paineiras, aos pés do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca (RJ). O evento reuniu montanhistas, voluntários e fundadores da Associação Movimento Trilha Transcarioca.
Ao chegarem ao Centro de Visitantes, após os 3,5 km da trilha, os caminhantes foram recebidos por um grande bolo caprichosamente ornado com a clássica pegada preta e amarela, a marca oficial da Transcarioca. Depois de assoprar as velas, o grupo concluiu as comemorações com a subida ao Cristo Redentor, cartão-postal da cidade. O evento foi organizado pela Associação Movimento Trilha Transcarioca e contou com o apoio do ICMBio, do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e do Grupo Cataratas.
O coordenador geral da Trilha Transcarioca, Horacio Ragucci, reforçou a importância da institucionalização da trilha de longo curso, a primeira no Brasil a ser regularizada enquanto organização e pessoa jurídica, em março do ano passado. “Nós conseguimos institucionalizar a Trilha Transcarioca, é uma burocracia, mas essa é uma vitória importantíssima. E é um trabalho que quase ninguém vê, é diferente de abrir ou manejar trilhas. A trilha já foi inaugurada, mas se não existir a organização por trás para mantê-la, ela acaba. Por isso é tão importante ter a Associação”, ressalta Horacio.
De acordo com ele, o próximo desafio da Associação é liberar o uso da marca, a famosa pegadinha, para poder comercializar produtos com o logo da Transcarioca e gerar receita para a trilha. “Até agora, tudo foi do nosso bolso, financiado pela paixão dos voluntários por este projeto. Ter uma fonte de receita vai ser um avanço importante para nós”, pontua.