Equipe do Parque Nacional da Serra de Itabaiana assume controle de incêndio


Brigadistas do parque atuaram por 5 dias para controlar o fogo. Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

Depois de 5 dias de combate, o incêndio que queimou mais de 2 mil hectares do Parque Nacional da Serra de Itabaiana (SE) foi enfim controlado na noite de ontem (27/02). O fogo, de origem ainda desconhecida, atingiu a região da Serra da Taroba, Serra Comprida e o povoado Canjinha. Há 15 anos houve um incêndio na mesma área.

O fogo começou na manhã de sábado (23) e envolveu os 6 brigadistas do parque nacional, além de outros 16 brigadistas de Alagoas, Bahia e Pernambuco que foram convocados para apoiar no combate às chamas. Apesar de ainda não haver confirmação sobre a causa do fogo, há suspeitas de que ele pode ter se originado de uma roça.

De acordo com o gestor do parque, Marleno Costa, a próxima etapa agora será calcular o tamanho da área queimada e investigar a origem das chamas. “Depois de identificada as causas será feito um laudo de infração e destinado ao judiciário para que sejam tomadas as medidas administrativas. Uma pena monetária também pode ser dada ao infrator”, explica Marleno.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

10 Parques estaduais do Paraná reabrem neste sábado

Após terem a visitação suspensa devido à ameaça da febre amarela, 10 parques no litoral paranaense voltarão a receber visitantes desde que comprovada vacinação.

Mais