Com um singular registro da Cachoeira do Andorinhão, o biólogo e educador ambiental Moisés Lima foi o vencedor da 3ª etapa do Concurso WikiParques. Nativo de Belo Horizonte, Moisés adotou a fotografia como um hobby que para, um dia, se transformar em profissão.
O Blog do WikiParques conversou com Peterson para saber como esta história começou e chegou até a foto vencedora. Leia:
WikiParques: O que o levou a se interessar pela fotografia de natureza?
Moisés: Desde criança acompanho documentários de natureza. Me lembro de assistir com muito entusiasmo [aos vídeos de] Jacques Cousteau e David Attenborough. Em 2010, ainda cursando Ciências Biológicas, tive a oportunidade de pegar emprestado uma câmera compacta de um amigo e muito empolgado registrava tudo. Em 2013 adquiri minha primeira câmera DSLR e nunca mais parei. Tudo que aprendo sobre a natureza eu gosto de fotografar e compartilhar com as pessoas.
Quais foram as áreas protegidas mais bonitas que você já fotografou?
Todas as áreas protegidas são únicas, principalmente em um país megadiverso como o nosso. A maioria das Unidades de Conservação que visitei estão localizadas em Minas Gerais, estado onde vivo. Algumas me marcaram e fazem parte da minha história, sendo elas: o Parque Estadual do Rio Doce, local que pude presenciar um incrível por do sol, e o Parque Estadual Serra Verde, onde pude conhecer um maravilhoso trabalho de Educação Ambiental com escolas e comunidade do entorno. Outras como o Parque Nacional do Caparaó e Parque Nacional de Itatiaia não poderiam ficar de fora.
Qual área protegida você gostaria de fotografar mais ainda não teve a oportunidade? O que você fotografaria por lá?
Gostaria muito de conhecer o Parque Nacional das Emas e registrar os “cupinzeiros brilhantes”! sem dúvida as larvas dos besouros nos proporcionam um dos fenômenos naturais mais incríveis. Mas tem várias áreas protegidas que eu gostaria de conhecer, por exemplo, a Chapada Diamantina, os Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha. A lista é extensa (risos).
Conte um pouco sobre a foto vencedora do concurso. Onde ela foi tirada? Foi uma foto difícil de fazer?
A foto foi feita na Cachoeira do Andorinhão, Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Para fazer a foto foi complicado. O acesso até o local onde me inseri na cena era a nado, então nadei até o banco de areia com a roupa na mão e depois com a bota. Sem contar que a água estava um gelo (risos)!
Alguma dica para amadores que querem fotografar a natureza?
Fico feliz em compartilhar minha caminhada neste hobby com meus colegas. Acredito que o fotógrafo de natureza, mesmo o amador, deve estudar muito sobre o tema. Conhecer a espécie de interesse, estudar o comportamento e a biologia da fauna e da flora, entender as estações do ano e buscar livros de grandes fotógrafos de natureza. [Eles] foram fundamentais para o meu aprendizado. Outra maneira interessante de aprender é acompanhar fotógrafos de natureza nas rede sociais, já que cada foto compartilhada é uma verdadeira aula.