Na última terça-feira (18/12), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou o turismo de observação de baleia embarcado na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (SC). Antes, a baleia-franca-austral (Eubalaena australis) visitante frequente das águas catarinenses, só podia ser observada pelos turistas da terra firme.
A portaria que autoriza o turismo embarco na APA foi assinada pelo presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, durante evento do Ministério do Turismo. O documento estabelece as regras para o cadastramento de empresas que poderão operar o passeio. Junto com a portaria, também foi homologado o Plano de Manejo da área protegida que ajuda a proteger mais de 150 mil hectares entre território marinho e terrestre.
Durante a cerimônia, Carneiro ressaltou o potencial do turismo de observação de cetáceos, uma atividade que registra um crescimento anual de 11% na América Latina. “Esse turismo gera desenvolvimento econômico, renda, emprego, além de engajar e sensibilizar a sociedade para a conservação e baleia franca e da APA”, pontuou o presidente do ICMBio.
A observação das baleias-francas é um dos principais atrativos da APA. A presença dos animais na área protegida ocorre entre julho e novembro, quando elas vão ao litoral de Santa Catarina para acasalar e procriar.