Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (12), a concessionária Paineiras-Corcovado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a prefeitura do Rio anunciaram que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença para a construção de um centro de visitantes no imóvel do antigo Hotel Paineiras, localizado no Parque Nacional da Tijuca. O futuro Centro de Visitantes das Paineiras contará com diversas atrações, como centro de exposições multimídia, restaurantes, lanchonete, loja de lembranças e um mirante.
As obras de reforma e ampliação do hotel para construção do Centro foram suspensas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em outubro de 2013, por falta de licenciamento ambiental. Com o aval do Ibama no dia 28 de julho, elas serão retomadas em setembro/2015 e a conclusão da primeira fase é prevista para antes da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Guilherme Motta, do Estúdio América, que venceu o concurso nacional promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em 2009. Estima-se que os custos totais somem R$ 65 milhões.
Nesta primeira fase do projeto, orçada em R$ 25 milhões, haverá a recuperação da área onde fica o esqueleto do antigo Hotel Paineiras, desativado há 30 anos. É ali que será criado um espaço com serviços de alimentação, banheiros, áreas para descanso e para apreciar a vista panorâmica do Rio de Janeiro, além de loja de lembranças e espaço cultural para eventos. Este espaço também abrigará uma exposição multimídia permanente sobre o Parque Nacional da Tijuca e outras UCs, além dos diversos biomas nacionais. A segunda fase — ainda sob análise do IBAMA e, portanto, sem previsão de início — inclui uma área de embarque para vans e um estacionamento.
A visitação do parque acontecerá normalmente durante as obras. Aos visitantes é recomendado o uso das vans que saem do Largo do Machado e Copacabana, para acessar o local. Enquanto a reforma estiver sendo executada, o número de vagas no estacionamento para carros particulares será reduzido.
Segundo a concessionária responsável pelas obras, o consórcio Paineiras-Corcovado, o Centro de Visitantes das Paineiras aliará sustentabilidade e infraestrutura, com construções instaladas em locais já ocupados e sem avançar na área de Mata Atlântica. Está prevista a implantação de um sistema gerador de energia solar e de coleta de água da chuva, além do uso de materiais construtivos que tenham menor impacto ambiental. Ao final, serão plantadas 336 árvores de espécies da Mata Atlântica em local a ser determinado pelo ICMBio.
Veja abaixo outras imagens do projeto