Neste final de semana (14 e 15/12) foi inaugurada a primeira trilha de longo curso do Pará. Com 30 quilômetros de extensão, a Rota do Guarumã passa por três unidades de conservação: o Parque Estadual do Utinga (PA), a Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém (PA) e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (PA). O trajeto também é o primeiro trajeto paraense a fazer parte do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Rota do Guarumã é toda sinalizada de acordo com o padrão nacional de sinalização de trilhas e pode ser feita em dois sentidos: o percurso com saída do Utinga e chegada à Comunidade do Maravilha, em Benevides; e o caminho de volta, saindo do Maravilha e chegando ao parque estadual. Ambos os sentidos esbanjam riquezas naturais da Grande Belém, como áreas de floresta, vida silvestre, rios e travessias.
No percurso também estão comunidades tradicionais da região, como a Nossa Senhora dos Navegantes e a Comunidade Quilombola do Abacatal. Lá os visitantes podem ser recebidos pela população local, capacitada para prestar serviços como alimentação, travessias e hospedagem para quem não desejar dormir acampado.
A Rota do Guarumã já pode ser feita livremente. Aqueles que desejam realizar o percurso acompanhados de um condutor habilitado, podem encontrar os contatos nesta página. Lá é possível encontrar mais informações e também as normas gerais de funcionamento da Rota.