No sábado, dia 13/10, em comemoração aos 4 anos de existência do Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG), gestores e a população do entorno da unidade de conservação se reuniram num evento de atrações musicais, dinâmicas e oficinas que permitiram um conhecimento maior sobre a importância do local.
Além de dar visibilidade à importância do Parque, as comemorações buscam aproximar a população local da gestão. Uma tenda foi estendida no Poço da Represa e várias atividades foram desenvolvidas, como oficina de pintura de placas educativas, doação de mudas de espécies nativas, mostra de técnicas e instrumentos de combate aos incêndios florestais, credenciamento de novos voluntários e mostra Saberes e Fazeres do Gandarela, com produtos produzidos no entorno.
Durante o café da manhã, Tarcísio Nunes, chefe do Parque, falou sobre o futuro de novos projetos na unidade. “A data lança luz para novas perspectivas como a Elaboração do Plano de manejo, estruturação do Uso Público com implantação da Trilha de Longo Percurso Transespinhaço, realização do seminário de pesquisa e aprofundamento das ações de integração com o entorno”, destaca o chefe da unidade de conservação.
Durante estes 4 anos, o Parque Nacional desenvolveu várias atividades: criou e implantou o Conselho Consultivo em 2017; o funcionamento pleno de ações de combate e prevenção de incêndios florestais; a implantação do programa de voluntariado nas modalidades de Uso Público e Pesquisa; e ações de comunicação.
*Com informações da Comunicação ICMBio