O Governo do Estado de Rondônia encaminhou, na última terça-feira (16/10) veto parcial ao projeto de lei que determinava a extinção de dez reservas ambientais no estado. O veto, no entanto, volta para a Assembleia Legislativa, que pode aprovar ou rejeitar. A medida ainda não tem data para entrar em votação.
O veto é parcial porque manteve a extinção da Estação Ecológica Soldado da Borracha, alvo do projeto de lei complementar encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa. De acordo com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Hamilton Santiago, o pedido ocorreu pela existência de mais de 700 propriedades privadas na área e um custo de R$ 740 milhões para a sua implantação.
Durante a votação do projeto de lei, os deputados apresentaram uma emenda coletiva, aprovada por unanimidade, acrescentando outras 10 reservas. Todas criadas ou regulamentadas em março deste ano. O secretário afirma que as áreas extintas pelos deputados são reservas de importâncias ecológicas diferentes, muitas que tiveram a criação demandada pela própria comunidade.
Representantes do Executivo rondoniense e de entidades ambientalistas atuam para que os deputados recuem da decisão e acatem a decisão do governo.
https://www.wikiparques.org/noticias/noticias/noticias/ongs-protocolam-carta-pedindo-o-veto-a-extincao-de-11-areas-protegidas/
https://www.wikiparques.org/noticias/noticias/noticias/estado-de-rondonia-cria-11-unidades-de-conservacao/
*Com informações da Rádio Nacional