Parque Estadual Ilha das Cobras receberá Escola do Mar


A Escola do Mar funcionará no recém-criado Parque Estadual Ilha das Cobras, no Litoral do Estado. Foto: Divulgação / AEN

O Centro de Referências em Educação Ambiental Não Formal Escola do Mar, implantado por decreto no dia 01/10, será um ambiente de pesquisa e educação ambiental que vai aliar o conhecimento científico ao saber tradicional caiçara no Parque Estadual da Ilha das Cobras. A ideia é que a unidade sirva como base de pesquisa avançada, principalmente por sua localização estratégica, já que a ilha é ponto de rota migratória de tartarugas marinhas e possui uma grande população de cetáceos.

Serão ofertados na Escola do Mar cursos livres nas áreas de turismo, biologia marinha, esportes marítimos e diversos programas que incluam conhecimentos sobre o oceano. O local também vai centralizar os projetos de educação ambiental voltados aos visitantes e às escolas de ensino fundamental e médio. Também são estudadas parcerias com universidades para programas de graduação e pós-graduação.

A Escola do Mar seguirá os Princípios Essenciais de Letramento Oceânico, uma filosofia educacional que busca integrar a população das cidades costeiras aos conhecimentos do mar. O Governo do Estado garantiu recurso de R$ 2 milhões para o local, oriundo do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). Além do fundo, recursos para o funcionamento da Escola do Mar virão de compensações ambientais, do Tesouro do Estado e da captação junto a organismos nacionais e internacionais.

A Escola do Mar terá gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também ficará responsável pela gestão do Parque Estadual.

 

https://www.wikiparques.org/noticias/noticias/noticias/parque-estadual-ilha-das-cobras-e-a-mais-nova-area-protegida-do-litoral-paranaense/

 

*Com informações do IAP

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo