Jovens guiam trilhas ecológicas em área de proteção ambiental


A partir de novembro, 30 estudantes de escolas públicas de serão os novos guias das trilhas da Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. Foto: Jr. Panela/Sesc

A Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti (CE) se tornou campo de ensino para 30 estudantes, entre 12 e 18 anos, de escolas públicas das comunidades de Cararu e Mangabeira, em Eusébio, no Ceará. Ao longo de 1 ano, esses jovens colaboraram com o mapeamento botânico na unidade de conservação e aprenderam sobre os tipos de árvores e arbustos que existem no manguezal, que se estende por 158 hectares junto às margens do Rio Pacoti.

A partir de novembro, eles se tornarão os novos guias da área de proteção ambiental, com o objetivo de ensinar o que aprenderam aos visitantes da trilha ecológica. Para isso, esses jovens educadores ambientais receberão semanalmente grupos de diversos projetos do Sesc para aulas de campo sobre os ecossistemas. Como resultado desse trabalho de preservação ambiental, 46 espécies de plantas de mangue e de floresta de tabuleiro estão sendo identificadas com placas de mapeamento botânico.

A iniciativa é do Projeto Aflorar, criado pelo Sesc-CE. Com início em 2015, o projeto tem como objetivo contribuir com a preservação e ampliação da biodiversidade de fauna e flora do Ceará. Com base no Desenvolvimento Comunitário, o projeto atua através da realização de ações de proteção, visibilidade e utilização sustentável de áreas verdes de Fortaleza e Região Metropolitana. Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

 

*Com informações do G1

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

Oportunidade: Reserva Extrativista Chapada Limpa forma brigada voluntária

A Reserva Extrativista Chapada Limpa (MA) iniciou o processo de mobilização para a formação de brigada voluntária comunitária em três comunidades que compõem a unidade de conservação, além de envolver as associações de moradores. Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 de outubro.  A unidade de conservação é a primeira Reserva Extrativista no Cerrado

Mais