O decreto que transformou a Ilha das Cobras, localizada no litoral do Paraná, em uma unidade de conservação de proteção integral foi assinado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (03/09). O novo Parque Estadual Ilha das Cobras (PR) tem uma área de 52 hectares de área remanescente de Mata Atlântica. Além de uma parada no trajeto de tartarugas marinhas, o parque também abrigará a Escola do Mar, destinada à educação ambiental e à pesquisa. A escola irá multiplicar o conhecimento sobre as ciências do mar, unindo o saber tradicional caiçara (conhecimento dos pescadores) à inovação e tecnologia.
A Ilha das Cobras pertence à União e foi necessário aval federal para a constituição do novo parque no local. No último dia 30 de agosto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão enviou ofício ao Governo do Estado de posicionamento favorável à criação de uma unidade de conservação na área. Além disso, também renovou a cessão da ilha ao governo estadual para que faça as intervenções necessárias.
De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a partir de desta quarta-feira (4), o órgão, que é responsável por administrar as unidades de conservação ambiental do Estado, vai iniciar um plano de manejo para conhecer efetivamente a biodiversidade da ilha.
Leia mais
https://www.wikiparques.org/noticias/noticias/noticias/parana-lanca-consulta-publica-para-criacao-do-parque-estadual-ilha-das-cobras/
*Com informações do IAP e Portal Bem Paraná