Brigadistas extinguem o incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra


Equipe de brigadistas envolvida no combate ao incêndio. Foto: ICMBio/Divulgação

Após 5 dias de combate às chamas, a equipe de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conseguiram enfim extinguir o incêndio que atingiu cerca de 20 mil hectares dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). Ao todo, a operação contou com 134 pessoas. Além dos brigadistas do ICMBio, a força-tarefa contou com o apoio de membros do IBAMA Prevfogo de Brasília e do Rio de Janeiro, do Grupo Ambiental do Torto (GAT), de bombeiros militares de Minas Gerais, Polícia Militar e Instituto Estadual de Florestas (IEF). Três aeronaves e 24 veículos também foram utilizadas durante o combate.

Depois de sofrer com o tempo seco e os ventos fortes, as condições metereológicas colaboraram com a equipe, com uma leve chuva que caiu na região na manhã de hoje. Como conta o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck, “as chuvas apagaram parte da frente que os brigadistas tiveram acesso, aumentaram a umidade e diminuíram drasticamente o risco de reignições”.

Mesmo com o baixo risco de que o fogo recomece, o parque nacional, com apoio da equipe do IBAMA, irá realizar o monitoramento da região para evitar a propagação de novos incêndios. Com o fim do incêndio, as portarias da parte alta do parque, que estavam com a visitação suspensa, foram reabertas.

*Com informações do ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo