Campanha #MaisAbrolhos pede a ampliação da área de proteção marinha


Campanha iniciada pelo Instituto baleia Jubarte tenta acelerar o processo de ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, parado há quase uma década. Foto: Marcio Motta

Há anos em discussão, o processo de ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) ganhou um importante reforço nas últimas semanas. O Instituto Baleia Jubarte articulou várias instituições ambientais em prol da campanha #MaisAbrolhos, lançada durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que aconteceu no início do mês, em Florianópolis.

Durante o evento uma moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para a Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O pedido considera que o Banco dos Abrolhos é uma das regiões de maior importância para a conservação da biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul, o que tem sido reconhecido e reafirmado em sucessivos processos de avaliação de áreas prioritárias para a preservação de espécies animais e vegetais em território nacional.

Segundo o Presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, o processo, que já teve diversas consultas regionais, se arrasta há mais de uma década. “Várias instituições decidiram batalhar para que esse processo seja concluído ainda neste ano, com a realização das necessárias consultas públicas e encaminhamento de proposta de Decreto ao Presidente da República para efetivar essa ampliação. Estamos animados com o compromisso do Presidente do ICMBio, assumido publicamente durante o IX CBUC, de realizar as Consultas Públicas logo após as eleições de outubro. Pretendemos colaborar com ele e o MMA para conscientizar a sociedade e os demais órgãos de governo de que essa ampliação é boa para todos, dos pescadores artesanais ao setor de Turismo”, afirma.

 

*Com informações da Fundação Boticário

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo