Conheças as novas publicações do ICMBio



Na última quarta-feira (01/08), o espaço de eventos do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) foi palco de lançamentos de publicações produzidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e instituições parceiras. Os materiais têm como protagonistas as riquezas naturais brasileiras e os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos para conservar, proteger e aproximar a sociedade dessas áreas protegidas.

Travessias: Uma Aventura pelos Parques Nacionais do Brasil

 

O livro-reportagem é fruto de uma parceria entre a Associação O Eco e o ICMBio. De autoria da jornalista de Duda Menegassi (de ((o))eco e Blog do WikiParques), o livro traz as textos sobre as 11 travessias que percorreu  em unidades de conservação federais. As trilhas acompanharam as comemorações dos 10 anos de existência do ICMBio em 2017.

A publicação traz ainda, ao final de cada reportagem, uma descrição detalhada das trilhas, história da unidade de conservação e links onde podem ser obtidas maiores informações.

Faça aqui o download de Travessias: Uma Aventura pelos Parques Nacionais do Brasil

Boas Praticas na Gestão das Unidades de Conservação

 

A 3ª edição da revista foi realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A revista aborda 80 práticas bem sucedidas utilizadas nas unidades federais no enfrentamento de desafios como incêndios, caça ilegal, demarcação de territórios, comunicação, participação da comunidade, entre outros. De acordo com a analista ambiental do ICMBio, Carla Guaitanele, “ a revista representa todos os biomas e estados e externaliza o trabalho realizado com diversas parcerias com foco no desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente”.

Faça aqui o download da Revista de Boas Práticas

Monitoramento Participativo da Biodiversidade. Aprendizados em Evolução. A teoria e a Prática

Fruto de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), a Fundação Gordon e Betty Moore e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID/BRASIL), o livro faz parte de um projeto que tem como objetivo implementar monitoramentos participativos da biodiversidade e promover o envolvimento socioambiental para o fortalecimento da gestão das unidades de conservação e a conservação da biodiversidade em unidades da Amazônia.

Faça aqui o download de Monitoramento Participativo da Biodiversidade

Manual de Sinalização de Trilhas

A publicação lança as bases para a criação de trilhas de longo curso a fim de que, a exemplo do National Trail System dos Estados Unidos, esses caminhos ecológicos também sirvam como conectores de paisagens entre as unidades de conservação e outras áreas. “O propósito do manual é oferecer uma base comum para que a sinalização de trilhas seja realizada segundo um referencial técnico unificado”, disse Pedro Menezes, coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio.

Faça aqui o download do Manual de Sinalização de Trilhas

Parques do Brasil

Parques do Brasil é uma série de TV e web, que tem como objetivo promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras. A produção enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. O projeto foi realizado em conjunto com o ICMBio, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e a TV Brasil/EBC.

Assista a Parques do Brasil

Centros de Pesquisa

O material aborda o histórico, a importância e o trabalho desenvolvido pelos 14 Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio. Eles se constituem em unidades descentralizadas da autarquia aos quais compete produzir, por meio da pesquisa científica, o ordenamento e a análise técnica de dados, o conhecimento necessário à conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico e da sociobiodiversidade associada a povos e comunidades tradicionais.

Faça aqui o download de Centros de Pesquisas

Atlas dos Manguezais do Brasil

A publicação foi realizada pelo Projeto Manguezais do Brasil (GEF/Mangue), com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e do ICMBIo. De acordo com o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do ICMBio, Cláudio Maretti, “ a publicação apresenta os resultados obtidos pelo Projeto Manguezais do Brasil, discute suas lições aprendidas e as perspectivas para a conservação desses ambientes brasileiros”.

Faça aqui o download do Atlas dos Manguezais do Brasil  

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo