Cutias são devolvidas à natureza no Parque Nacional da Tijuca


Foto: Juliana Alves

Uma ação do Projeto Refauna Tijuca devolveu cutias (Dasyprocta leporina) à mata próxima ao Centro de Visitantes Paineiras, no setor Serra da Carioca do Parque Nacional da Tijuca (RJ). O projeto tem como objetivo reconstruir a fauna extinta no Parque Nacional, por meio da reintrodução das espécies animais nativas. A espécie foi escolhida por ser um importante dispersor de sementes, ao enterrá-las para consumo posterior, favorecendo a restauração florestal.

Foto: Juliana Alves

“O ineditismo desse projeto é a intenção de se reconstituir todo o ecossistema à partir da reintrodução de espécies importantes para as interações ecológicas. Vários projetos vem tendo sucesso em reintroduções com foco na conservação de espécies ameaçadas, mas o foco na reconstrução do ecossistema é pioneiro no país. Muitas espécies se extinguiram localmente no processo de destruição e recuperação dessa floresta. Apesar de estruturalmente parecer uma floresta saudável, temos o que se chama de uma floresta vazia, onde a falta de animais importantes para a dispersão de sementes pode condenar muitas espécies vegetais ao desaparecimento a médio e longo prazo”, ressalta Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque Nacional da Tijuca.

Além das cutias, o Projeto Refauna iniciou em 2015 a reintrodução do bugio-ruivo (Alouatta guariba) e, em 2019, começa a introdução de novas espécies como o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulatus) e do pássaro trinca-ferro (Saltator similis).

O projeto Refauna é uma iniciativa da UFRJ com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e diversos outros parceiros. Começou em 2010 com os primeiros grupos de cutias reintroduzidos no Setor Floresta da Tijuca. Após 8 anos, as cutias já estão na quarta geração nascida na Floresta e pode-se dizer que tem uma população estabelecida, ocupando uma área de mais de 130 hectares no entorno da área de soltura.

Foto: Juliana Alves

 

*Com informações do ICMBio/Neo Mondo

 
 
 
 
 

Post navigation

Anterior

Próximo