ONG do papagaio-de-cara-roxa apresenta proposta de área protegida no litoral paulista


Peruíbe é um dos municípios do litoral paulista contemplados na proposta da nova unidade de conservação. Foto: Alexandre Possi/Wikimedia

Na última sexta-feira (13/07), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Peruíbe (CONDEMA) se reuniu para discutir a proposta de uma nova unidade de conservação no estado de São Paulo. A área protegida teria como objetivo garantir a proteção das restingas remanescentes entre os municípios de Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém, no litoral paulista. A região é habitat para diversas aves, em especial o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), espécie considerada vulnerável ao risco de extinção.

A proposta foi apresentada pela ONG CEB Cara-roxa, dedicada à conservação e monitoramento dos papagaios. De acordo com o ornitólogo do grupo, Bruno Lima, que conduziu a apresentação, a região também é lar de outras aves importantes, como o tauató-pintado (Accipiter poliogaster), a jacutinga (Aburria jacutinga), o apuim-de-costas-pretas (Touit melanonotus) e o gavião-real (Harpia harpyja).

Para avançar com a criação da unidade de conservação, é necessário agora realizar os estudos técnicos na área que comprovem sua relevância ambiental e, em seguida, consultas públicas que permitam à população e aos atores locais participarem do projeto.

 

*Com informações Editoria Livre

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo