No Rio, jovens são capacitados para atuar nas unidades de conservação do Estado


Jovens serão capacitados para atuarem como protetores dos parques. Foto: Antonio Kämpffe

Na última semana, no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram a capacitação dos jovens que atuarão como Protetores dos Parques. O projeto de educação ambiental é voltado para a capacitação de jovens entre 15 e 29 anos, moradores de comunidades situadas nas zonas de amortecimento do Parque Estadual da Lagoa do Açu (RJ), do Parque Estadual dos Três Picos (RJ) e do Parque Estadual do Desengano (RJ). O objetivo é estimular o desenvolvimento e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a necessidade de conservação destas unidades de conservação.

As aulas abrangem atividades de educação ambiental e arte-educação em moda e música. Ao final do curso, esses jovens deverão apresentar um plano de ação de intervenção ambiental local.

“O projeto visa expandir as atividades através da implantação de um conjunto de ações socioambientais integradas (educação ambiental e arte educação) que visam informar, sensibilizar, mobilizar e envolver a todos os envolvidos nas áreas abrangidas, com enfoque nas questões emergentes da preservação e conservação de seus recursos hídricos e florestais, além de campanhas para a coleta, destinação e reaproveitamento de resíduos sólidos”, afirmou a gerente de educação ambiental do Inea, Ângela Canal.

As aulas serão ministradas nos núcleos do projeto situados nas cidades de São João da Barra, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais e Teresópolis. A expectativa é capacitar cerca de 160 jovens até fevereiro de 2019.

 

*Com informações da Inea

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo