Estudo avalia ampliação do Parque Ecológico Municipal Fazenda Atalaia


Parque Ecológico Municipal Fazenda do Atalaia, que atualmente tem 235 hectares, pode ter novas áreas adicionadas. Foto: Divulgação/Prefeitura de Macaé

Um estudo da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro em conjunto com a Secretaria Municipal de Ambiente de Macaé avalia possibilidade de ampliação do Parque Ecológico Municipal Fazenda do Atalaia (RJ) em, aproximadamente, sete vezes o seu tamanho atual de 235 hectares. A ideia da ampliação para novas áreas é a preservação da Mata Atlântica; a proteção de animais e plantas nativas ameaçados de extinção; oferta de oportunidades de visitação e pesquisa científica; continuidade de serviços ambientais prestados na região. 

Um sobrevoo de reconhecimento do entorno foi realizado com representantes dos dois órgãos.
“O voo oficial é de interesse público estadual e municipal. A iniciativa visou a proposta de reconhecimento de áreas para ampliação do parque e, também, monitoramento e fiscalização da unidade de conservação”, afirmou o superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado de Ambiente, Fernando Mathias.

As novas áreas incluem atrativos como, por exemplo, as nascentes do Córrego do Ouro e as cachoeiras do Salto e Fortuna. A ampliação também poderá ampliar a unidade de conservação à Reserva Biológica União (RJ), o que facilitará a implementação de corredor florestal.

Sobrevoo visa reconhecimento de novas áreas. Foto: Divulgação/Inea

 

*Com informações da prefeitura municipal de Macaé

 

 

 

 

Post navigation

Anterior

Programe-se: “Vem Passarinhar MG” começa no Padre Estadual Mata do Limoeiro

O evento reuniu um grupo de mais de 30 participantes que percorreu cerca de 4 km da unidade de conservação, encontrando e identificando 70 espécies de aves.

Mais


Próximo

Reserva Biológica Estadual de Araras comemora 41 anos com atividades para os visitantes

Entre os dias 04 e 07/07, a Reserva Biológica Estadual de Araras (RJ) oferecerá aos seus visitantes atividades como oficina de compostagem, confecção de terrários com reciclagem de gaiolas, visitas orientadas e exposição de fotos. A unidade de conservação comemora o seu 41º aniversário. A partir das 14h00 da quarta-feira (04/07), os visitantes poderão participar

Mais