No início da tarde de terça-feira, 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi oficializada uma nova unidade de conservação dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor): a Área de Proteção Ambiental Sauim-de-Manaus (AM). Anunciado em abril deste ano, o decreto que criou a nova unidade foi assinado em solenidade realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu (AM).
A criação da unidade tem importância fundamental para a manutenção da biodiversidade local e vai possibilitar a interligação entre dois importantes fragmentos urbanos: o Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, e a Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte.
Ela também contribuirá para as medidas de gestão contidas no Plano de Ação Nacional de Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN Sauim), uma estratégia nacional para garantir que a espécie saia da vulnerabilidade de extinção, com medidas que garantam a proteção dos fragmentos florestais, recuperação de áreas degradadas e ações de educação ambiental, além de infraestrutura que permita conexões entre áreas vegetadas, a exemplo de passagens áreas de fauna.