Após quase dois anos com a visitação suspensa devido à falta de funcionários, o Parque Estadual do Pau Furado (MG) se prepara para abrir novamente as portas aos visitantes a partir deste domingo (03/06). A reabertura, claro, será comemorada. A programação do evento inclui apresentação cultural, oficinas e a visita à trilha da cachoeira do Marimbondo, um dos atrativos do parque mineiro.
De acordo com o gestor da unidade de conservação, Leonardo Ogusuku, por enquanto a visitação estará restrita à cachoeira do Marimbondo, uma trilha com extensão total de 2.4 Km, ida e volta, normalmente percorrida em 1 hora. A expectativa de Leonardo é que até o final do ano a equipe consiga reabrir também o percurso de mountain bike que leva os ciclistas até o atrativo conhecido como Prainha, às margens do rio Araguari.
O parque foi forçado a fechar as portas em outubro de 2016 devido à redução do corpo de funcionários do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, o órgão responsável pela gestão das unidades de conservação estaduais mineiras. Apenas em dezembro de 2017 recomeçaram as contratações para o Parque Estadual do Pau Furado. Desde então, como explica o gestor, a equipe da área protegida tem se desdobrado para retomar a visitação. “Nós recebemos uma ajuda essencial de empresas locais dos municípios do entorno que nos apoiaram na manutenção, reforma de estruturas e manejo de trilha para que pudéssemos estar em condições de reabrir as portas aos turistas”, conta Leonardo.
A partir de domingo, o parque estará aberto aos finais de semana e feriados, das 8 às 16 horas, com entrada permitida somente até às 15 horas. Durante a semana, de terça a sexta, as visitas deverão ser agendadas previamente com a equipe da unidade através do site disponível neste link. A entrada no parque é gratuita.
Serviço:
O quê? Solenidade de reabertura do Parque Estadual do Pau Furado
Quando? 03/06, a partir das 9 horas.
Onde? Sede do Parque Estadual do Pau Furado. Rua Aeronauta, s/n – Uberlândia – MG
Quanto? Gratuito.