Pegada a pegada, a Trilha Transmantiqueira vai sinalizando os caminhos que irão construir os mais de 600 km da trilha de longo curso que cruzará a Serra da Mantiqueira (que podem, inclusive, se transformar em mais de 1.000 km se o traçado for estendido). Nos dias 19 e 20/05, foi a vez dos trechos nos Parques Estaduais de Campos do Jordão (SP) e dos Mananciais de Campos de Jordão (SP), e do Monumento Natural Pedra do Baú (SP) receberem as botinhas amarelas e pretas pintadas: cerca de 40 voluntários que participaram do 2º Mutirão da Transmantiqueira sinalizaram um total de 20 km das áreas protegidas paulistas.
Antes de colocar a mão na massa, ou melhor na tinta, os voluntários participaram de um seminário que apresentou o projeto da Transmantiqueira e o padrão de sinalização adotado pelo Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. Houve a participação de representantes de diversas unidades de conservação e municípios que se beneficiarão com o percurso, além de guias de turismo.
O grupo sinalizou dois trechos: os 7 km entre o Monumento Natural Pedra do Baú até Campos do Jordão; e os 13 km seguintes, que vão da cidade até o Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão e depois ao Parque Estadual de Campos do Jordão, passando pelos picos Diamante e do Itapeva.