Drone irá apoiar fiscalização no Parque Estadual da Ilha Grande


Drone_Ilha Grande_Inea Divulgação
Drone no Parque Estadual da Ilha Grande: reforço na fiscalização. Foto: Inea/Divulgação

Na última sexta-feira (06/4), o Parque Estadual da Ilha Grande (RJ) ganhou um reforço que vem dos céus: um drone. O equipamento será um grande aliado na fiscalização da área protegida e permitirá verificar com facilidade possíveis ocorrências de desmatamento ilegal. Financiado com recursos da compensação ambiental, o drone irá suprir uma lacuna do monitoramento via satélite realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea), uma vez que as condições climáticas da ilha dificultam o acompanhamento preciso do território.

De acordo com o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Paulo Schiavo, o drone será um instrumento complementar ao Programa Olho no Verde, executado em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, no combate ao desmatamento ilegal no estado. “Trata-se de uma ferramenta que vai nos ajudar e muito, não só no controle da cobertura florestal, através do projeto Olho no Verde, como também vai propiciar melhor manejo da unidade porque poderemos identificar os problemas com mais agilidade e, com isso, fazer as correções necessárias, além de aumentar o nosso conhecimento sobre a própria unidade de conservação”, explica Schiavo.

O drone irá monitorar os principais remanescentes florestais do Rio de Janeiro, e terá importância estratégica para fiscalização no parque estadual. “A complexidade logística da Ilha Grande precisava dessa importante ferramenta no combate aos desmatamentos e às ocupações irregulares que figuram entre os principais fatores de degradação de um dos mais belos atrativos do Rio que é Ilha Grande”, ressaltou o gestor do parque, Tercius Barradas.

 

*Com informações Inea-RJ

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo