Desde segunda-feira (02/04), os visitantes das unidades de conservação paranaenses na região do Vale do Ribeira devem apresentar comprovação de vacinação contra a febre amarela. A medida atende recomendação da Secretaria de Estado de Saúde devido aos registros de casos na divisa com o Estado de São Paulo.
Apesar de não haver registro de casos da doença no Paraná, a medida é preventiva. “A visitação nesses locais continuará ocorrendo da mesma maneira. Apenas vamos pedir a comprovação de vacinação por uma medida de prevenção. Até o momento não foi encontrado e registrado nenhum macaco morto em nenhuma das nossas unidades de conservação. Não há motivos para preocupação”, esclarece o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Guilherme Vasconcellos.
Na extensão paranaense do Vale do Ribeira existem duas unidades de conservação estaduais: o Parque Estadual de Campinhos (PR) e o Parque Estadual das Lauráceas (PR). A recomendação também se estende às reservas particulares de patrimônio natural (RPPNs) da região.