Parque Natural Ilha da Usina é inaugurado às margens do rio Tietê


trilha suspensa_parque municipal_divulgação prefeitura Salto
Trilha suspensa no Parque Natural Ilha da Usina. Foto: Prefeitura Salto/Divulgação

O local é inusitado: uma ilha em pleno rio Tietê situada ao lado da maior cachoeira formada pelo curso d’água, no município de Salto, cerca de 100 km ao norte da capital de São Paulo. A pequena ilha se tornou um remanescente de Mata Atlântica e lá, neste último sábado (31/03) foi inaugurado o Parque Natural Ilha da Usina (SP), um atrativo de portas abertas aos visitantes, pesquisadores e às iniciativas de educação ambiental.

O acesso a ilha é feito através de uma ponte de concreto sobre o rio e a entrada no parque é gratuito. Dentro da área protegida, o visitante poderá percorrer a ilha por cima de uma trilha suspensa de 230 metros, para evitar os impactos ao solo e a vegetação. No caminho, placas informativas ajudam na identificação da fauna e flora existente. No final do percurso, foi instalado um mirante e um auditório, com um vídeo que conta a história da cidade e da ilha, que surgiu artificialmente com a abertura de um canal para construção de uma usina na década de 20.

O parque natural integra o Complexo Turístico da Cachoeira, onde estão atrativos como a Ponte Pênsil e o Caminho das Esculturas, ambos reabertos à visitação depois de quase 4 anos fechados. As obras de infraestrutura do parque começaram em junho de 2016 e custaram cerca de R$ 1,4 milhão, financiado com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do governo estadual de São Paulo.

parque ilha_prefeitura salto
A ilha artificial onde está localizado o Complexo Turístico da Cachoeira e o novo parque municipal. Foto: Prefeitura Salto/Divulgação

*Com informações Prefeitura de Salto-SP

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo