Trilha Chico Mendes será ampliada para 300 km de extensão


Trilha Chico Mendes_Foto Fernando Maia(3)
Ampliação irá mais que triplicar o tamanho atual da Trilha Chico Mendes. Foto: Fernando Maia

Atualmente com a extensão oficial de 90 km, a Trilha Chico Mendes pode mais que triplicar sua distância até o final do ano. A equipe da Reserva Extrativista Chico Mendes (AC), onde está localizada a trilha, realizou a primeira expedição para mapear a ampliação do traçado que se conectaria a Assis Brasil, em um ponta, e Xapuri, na outra. Com esse acréscimo, a trilha amazônica passaria a ter aproximadamente 300 km de extensão.

A expectativa é que até agosto seja concluída a etapa de mapeamento. De acordo com o analista ambiental da reserva, Fernando Maia, que lidera a implementação da trilha, a ideia é conectar trechos já existentes, como as caminhadas religiosas que acontecem na região: a peregrinação de Santa Raimunda do Bonsucesso, que acontece em agosto no município de Assis Brasil; e a de São João do Guarani, que acontece em junho na Colocação Guarani, dentro da reserva extrativista. “Vamos tentar conectar as trilhas de turismo religioso; com o turismo de visitação a seringueiros e lideranças que lutaram ao lado de Chico Mendes e fazem parte da história de criação da reserva; e com o ecoturismo, com máximo possível de caminhada sob o dossel da Floresta Amazônica”, explica Fernando, “estamos priorizando essas áreas no mapeamento”.

Depois de mapear, vem a segunda etapa: sinalizar. Fernando explica que para conseguir concluir a sinalização do trajeto conta com a força dos voluntários do seu programa de voluntariado, lançado em janeiro deste ano. “Quando já tivermos o traçado mapeado e aberto, vamos precisar da mão-de-obra voluntária para sinalizar os novos trechos. E também iremos precisar fazer os reparos na sinalização já existente”, conta. “Os voluntários também nos apoiarão nas frentes de educação ambiental e organização comunitária, ambas muito importantes para implementação da trilha e da reserva como um todo”, conclui Fernando.

Voluntários pintam pegada Trilha Chico Mendes_Duda
Voluntários pintam uma das pegadas de sinalização da Trilha Chico Mendes. Foto: Duda Menegassi

“Em agosto estaremos com o traçado proposto e em 2018 devemos realizar algumas visitas experimentais, mas fica a cargo dos agentes turísticos operar ou não a trilha ainda este ano. Para trilha funcionar como produto precisamos da comunidade organizada para receber os turistas e também de mais investimentos do ICMBio dentro da unidade neste setor ”, pontua o analista.

Além de consolidar a trilha como um atrativo da reserva extrativista para caminhantes, o futuro percurso de 300 quilômetros também servirá de palco para corredores. Segundo Fernando, a expectativa é que em 2019 a Trilha Chico Mendes receba a ultramaratona Amazônia Race. A corrida seguirá o mesmo traçado da caminhada e deverá inaugurar a nova distância.

Trilha Chico Mendes_Foto Fernando Maia
Uma das novas áreas que deverá ser somada à Trilha. Foto: Fernando Maia

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo