Estado do Rio ganha mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural


RPPN_Inea
A nova RPPN do estado abriga um remanescente de Mata Atlântica. Foto: Diego/Inea

Nesta segunda-feira, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Reserva Ecológica do Rio Bonito de Lumiar (RJ) através da Portaria Definitiva nº 762. A nova área protegida possui 153,28 hectares de extensão e corresponde a um importante remanescente de Mata Atlântica no município de Nova Friburgo.

De acordo com o coordenador da Gerência de Unidades de Conservação do Inea, Andrei Veiga, a criação da reserva terá importância estratégica para o órgão ambiental, pois está localizada próxima do Parque Estadual dos Três Picos (RJ) e da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima (RJ). “É uma área com grande remanescente de Mata Atlântica bem preservada e com rico manancial hídrico, e será estratégica para conservação de toda mata que está no entorno das nossas unidades de conservação”, comenta Andrei. Além disso, segundo o coordenador, a RPPN poderá contar também com o apoio da estrutura do Inea para fiscalização.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

Proposta pede inclusão de 10 unidades de conservação ao Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu

Atualmente formado por 15 áreas protegidas, o mosaico se consolidaria como o maior do Cerrado com a adição das novas unidades em um território de mais de 3 milhões de hectares.

Mais