No último dia 28 de fevereiro, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) coordenou uma consulta pública para a criação do Parque Natural Municipal de Castanhal (PA). A iniciativa faz parte do projeto Apoio à Criação de Unidades de Conservação da Natureza Municipais que fornece auxílio técnico aos municípios paraenses que desejam implementar unidades de conservação (UC) em seu território.
“A primeira fase do processo de criação de uma UC, contempla os estudos e diagnósticos dos meios físico, biológico, socioeconômico, cultural, infraestrutura e saneamento básico da área; a segunda fase é a consulta pública envolvendo as Entidades públicas, as organizações da sociedade civil e a população em geral do município, propiciando os encaminhamentos para a criação legal da Unidade de Conservação”, explica Crisomar Lobato, Diretor de Gestão da Biodiversidade do Ideflor-bio.
Durante a consulta, as informações desses relatórios foram apresentadas à população de Castanhal. Além destes, estavam presentes a Prefeitura de Castanhal, secretários municipais, representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e da Câmara Municipal de Castanhal, do IBAMA, de instituições ambientais e de ensino e pesquisa e da sociedade em geral. Ao todo, os 177 participantes aprovaram por unanimidade a criação do Parque.
O Parque Natural Municipal de Castanhal terá uma área de 15 hectares na zona urbana do município. Atualmente, o espaço é usado pelos habitantes do entorno para a coleta de frutas, como a castanha e o piquiá. Após a consulta, o Ideflor-bio encaminhou para a Prefeitura Municipal de Castanhal a documentação necessária à criação da unidade de conservação.
*Com informações do Ideflor-bio