Santa Catarina ganha nova área protegida particular


RPPN papagaio-de-altitude_Jaime Martinez_Facebook
RPPN Papagaio-de-altitude, criada em Santa Catarina. Foto: Jaime Martinez/Facebook

Santa Catarina ganhou uma nova área protegida: a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Papagaios de Altitude. A nova área protegida foi oficializada através da Portaria nº 148, de 21 de fevereiro, publicada na sexta-feira (23/02) no Diário Oficial pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A reserva, localizada no município de Urupema, possui 36,06 hectares de extensão e ocupa a antiga Fazenda Perdigão. A RPPN abriga uma zona de domínio da Mata Atlântica, com presença de florestas de araucária (Araucaria angustifolia) e campos de altitude. Além disso, ajuda a proteger os ecossistemas onde ocorrem espécies ameaçadas como o papagaio-charão (Amazona pretrei), o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus).

A expectativa é que a reserva em breve seja aberta a visitação através de trilhas interpretativas. Com a criação da RPPN, a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural alcançou a marca de 772.018 hectares protegidos distribuídos em 1.481 áreas protegidas privadas espalhadas pelo Brasil.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo