Em evento oficial realizado na sede do ICMBio, em Brasília, o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) foi celebrado ontem com a criação de 4 novas reservas. Duas inseridas no bioma Mata Atlântica: a Reserva Particular do Patrimônio Natural Volta Velha (SC), com 285 hectares; e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Contendas II (BA), com 173 hectares. E as outras duas em zonas de transição daquele bioma com outros: a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira do Andorinhão (MG), no encontro com o Cerrado, com 2,2 hectares; e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Lagoa (CE) na transição para Caatinga, com 70 hectares de extensão.
A solenidade contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e do presidente do ICMBio, Ricardo Soavinsky. Durante o evento também foram entregues 65 viaturas para o órgão ambiental utilizar em suas unidades de conservação. O diretor de Criação e Manejo de Unidade de Conservação do ICMBio, Paulo Carneiro, pontuou a importância das reservas particulares como instrumentos para aumentar o número de áreas protegidas do país. Atualmente existem 673 reservas particulares reconhecidas em nível federal que juntas correspondem a cerca de 517 mil hectares de áreas protegidas.
Conheça as novas RPPNs:
Reserva Particular do Patrimônio Natural Volta Velha – Padre Piet Van Der Art
Protege área de Mata Atlântica no norte de Santa Catarina. Os 285 hectares no município de Itapoá pertencem ao casal Natanoel e Arnolda Machado. Desde 1992, a propriedade mantém no local outra RPPN, a Fazenda Palmital, com 586 hectares. As duas protegem o rio Saí Mirim, riachos com águas escuras da planície e uma floresta com árvores de cerca de 20 metros de altura. Possui centro de recepção de visitantes, trilhas e programa de educação ambiental ao ar livre.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira do Andorinhão
Fica na área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica no sul de Minas, no município de Cambuí. Os 2,2 hectares de propriedade de Geraldo Deforno Júnior abrigam mata nativa e espécies variadas de fauna e flora. Seus atributos principais são o rio do Peixe e a Cachoeira do Andorinhão, que dá nome à RPPN. Promove visitação guiada.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Contendas II
Protege remanescentes do bioma Mata Atlântica, no município de Itaberá, no Baixo Sul da Bahia. A região sofre forte pressão de atividades econômicas, que causam desmatamento. A reserva de 173 hectares é de propriedade de Ana Cristina Borges Souza e Carlos Geraldo Coelho Souza.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Lagoa
Localizada em região de transição de Mata Atlântica e Caatinga do Ceará, a reserva tem 70 hectares de florestas úmidas, que contribuem para a estabilidade climática e a preservação de algumas espécies em extinção. Abrangendo os municípios de Guaramiranga e Caridade, a unidade faz limite com um corredor de transição do semiárido do sertão e desenvolve atividade turística na parte que fica em Guaramiranga.