Costão de Itacoatiara, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, ganha corrimão


costao_corrimão_Alexandre_divulgação
O corrimão irá facilitar a subida dos visitantes e preservar a vegetação costeira. Foto: Felipe Queiroz/Divulgação

Na última semana, o Costão de Itacoatiara, um dos principais atrativos do Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ) ganhou um facilitador. A estrutura metálica que destoa um pouco do cenário natural da encosta rochosa foi implementada por um motivo mais nobre do que apenas facilitar o acesso dos visitantes: preservar a vegetação costeira.

Apesar de curta, a subida do Costão é íngreme. Isto fazia com que muitas pessoas desviassem do caminho correto pelo meio da pedra, optando por outro onde há poucos apoios. Com isso, pisoteavam e se agarravam na vegetação para subir. Com o corrimão, a expectativa é minimizar os impactos do grande fluxo de turistas ao atrativo.

“O principal objetivo da instalação deste facilitar é preservar o meio ambiente. O grande número de pessoas que visitam o Costão diariamente, começou a impactar negativamente a trilha com a criação de atalhos pelos lados e o desmatamento causado pelo pisoteio. A expectativa é que o facilitador canalize os visitantes pelo caminho correto, mitigando esse dano à vegetação costeira, além de reduzir o risco de acidentes e facilitar o acesso de pessoas naquele que era o trecho mais difícil da trilha”, explica o gestor do parque estadual, Alexandre Ignácio.

A implementação emergencial do corrimão foi feita pelo parque em parceria com a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e o Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM), e contou com o apoio de voluntários. Em 2017, apenas o Costão recebeu aproximadamente 60 mil visitantes, mesmo com o limite vigente de 200 pessoas por vez no atrativo.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo