O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PR) ainda não está aberto para visitação, mas é possível conhecê-lo de um ponto privilegiado: o de cima. O vídeo produzido pela Associação MarBrasil, em parceria com o ICMBio e com a Next Aero Marketing, registra através de um drone belas imagens das 3 ilhas que compõem o arquipélago. São 4 minutos de sobrevoo durante os quais é possível observar os costões rochosos e algumas das mais de 8 mil aves marinhas que fazem estadia por lá.
Veja o vídeo completo:
O Parque
O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais foi criado em 2013 e possui 1.360 hectares de extensão. A área corresponde às três ilhas do arquipélago e seu entorno, com o objetivo de preservar tanto os ecossistemas das ilhas quanto os ambientes marinhos do seu entorno. O parque abriga ainda quatro grupos de recifes artificiais que servem para proteção do mero (Epinephelus itajara), espécie de peixe criticamente ameaçada de extinção.
Além disso, as ilhas são fundamentais para diversas espécies de aves marinhas que lá vivem e fazem seus ninhos. O arquipélago é considerado um dos principais pontos de nidificação do Atlântico Sul. Atualmente, atividades como o desembarque nas ilhas, o mergulho recreativo, a caça submarina e a pesca esportiva não são permitidas. Apenas atividades de pesquisa, devidamente autorizadas pelo ICMBio, podem ser realizadas no local.
Quer saber mais sobre o parque? Acesse o verbete do WikiParques!