Seminário e mutirão darão início à implementação da Trilha Transmantiqueira


Transmantiqueira_Serra Negra
Travessia da Serra Negra será a primeira da Transmantiqueira a ser sinalizada. Foto: Duda Menegassi

Apresentada oficialmente no final do ano passado, a Trilha Transmantiqueira se prepara para ganhar seu primeiro trecho sinalizado. No dia 23/02, será realizado um seminário de sinalização. Em seguida, nos dias 24 e 25, acontece o 1º mutirão da trilha, no qual os participantes irão colocar as mãos na massa – e na tinta – para sinalizar os 31 km da travessia da Serra Negra, no Parque Nacional do Itatiaia (RJ).

As vagas são limitadas e quem quiser participar deve se inscrever através do link. A confirmação dos inscritos será enviada por e-mail. Os custos de transporte, alimentação e pernoite serão responsabilidade de cada participante.

Na ocasião serão pintadas as primeiras pegadas da Transmantiqueira. Idealizador da trilha, o montanhista Hugo Castro reforça a importância de consolidar o traçado no território. “Esse será o pontapé inicial, no qual colocaremos a trilha no chão e esperamos com isso engajar os outros a fazerem o mesmo em outros trechos”, explica Hugo. “Por isso, nós estamos convidando as pessoas responsáveis por outros setores da Transmantiqueira a participarem da capacitação para se engajarem na sinalização dos seus trechos também. Essa primeira sinalização vai ser a difusora e eles serão os multiplicadores”, completa.

De acordo com Hugo, o maior desafio é exatamente engajar esses voluntários para atuarem na trilha. “É fundamental sensibilizar e engajar as pessoas cujo único pagamento será ver a trilha pronta e sinalizada. A maioria das nossos voluntários até o momento são montanhistas e gente que trabalha com o turismo, pois são pessoas que veem valor na implementação da trilha”, pontua ele.

A expectativa é que em 2018 o projeto possa dar passos largos. “Gostaria que até o final do ano conseguíssemos fechar os grupos responsáveis por cada trecho e definíssemos o desenho total da trilha, com cerca de 30% sinalizada”, torce Hugo. Atualmente, a travessia da Serra Negra e o trecho anterior, da Pedra do Picu, são os mais avançados em termos de traçado e organização. Nesse setor, já se iniciaram as conversas com comerciantes locais e pontos de hospedagem, assim como com a prefeitura do município de Itamonte.

Transmantiqueira_Divulgação
Divulgação/Facebook

A Trilha Transmantiqueira

O projeto da Transmantiqueira prevê um percurso de 750 km que cruzará 37 municípios e unidades de conservação como o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), o Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG) e o Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu (MG). O projeto nasceu da ideia de aproveitar as trilhas já existentes e criar um traçado único de longa distância que as conecte e as fortaleça como um todo.

Segundo seu idealizador, a trilha irá trazer uma gestão para esse território onde às vezes não há nenhum tipo de controle, como na Serra Fina, o caso mais crítico. “A Transmantiqueira será capaz não apenas de ordenar, mas principalmente de trazer investimentos que mitiguem os impactos nessas trilhas como por exemplo implementar um banheiro seco na Serra Fina. A Transmantiqueira será um instrumento de conservação da área”, ressalta.

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

Risco de febre amarela faz com que parques mineiros fechem as portas

Parques estaduais Serra do Rola Moça e Itacolomi, e Estação Ecológica de Mar de Espanha suspendem a visitação. Outras 4 unidades de conservação estão em estado de alerta.

Mais