O Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA), que em 2017 recebeu aproximadamente 5 mil visitantes, ganhou novas regras de visitação. A portaria publicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na última quinta-feira (11) estabelece o cadastro obrigatório das embarcações que realizam atividades de ecoturismo na área protegida como mergulho, passeio marítimo e observação de baleias.
Os barcos que levam os visitantes ao arquipélago agora precisarão de uma autorização de uso, liberada mediante o cadastramento, que será implementado nos próximos meses pela equipe do parque nacional. Além da documentação necessária para a navegação, demandada pela Capitania dos Portos, o ICMBio exigirá o cadastro no Ministério do Turismo, a declaração de compromisso com a legislação ambiental e as normas e regulamentos do parque, o termo de reconhecimento de riscos inerentes às atividades e o seguro obrigatório.
O objetivo é aumentar não apenas os mecanismos de controle, mas também a qualidade da experiência dos visitantes. “A medida administrativa formaliza os critérios para visitação, estimula o ecoturismo e contribui para a segurança dos visitantes, assim como para a conservação do parque nacional marinho”, explica Paulo Carneiro, diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio.
*Com informações Ministério do Meio Ambiente