Iniciativa distribui gibis sobre educação ambiental em unidades do Amazonas


Jovens e seus gibis_Acritica
O biólogo Emerson Pontes (ao centro) durante entrega dos gibis na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. Foto: Divulgação

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, as crianças e adolescentes de comunidades das reservas de desenvolvimento sustentável do Uatumã (AM) e do Juma (AM) receberam um presente de Natal diferente: gibis. A revista em quadrinho intitulada Turma do Dicara – contra o aquecimento global tem como objetivo educar os jovens ribeirinhos sobre as mudanças climáticas e seus impactos. E sobre a importância e as vantagens de manter a floresta em pé.

Outros assuntos abordados foram planos de gestão ambiental, o ciclo dos gases e de vida das árvores, além de práticas como a produção de aceiros antes da queima, a seleção de capoeiras e áreas abandonadas para plantio e sistemas agroflorestais para otimização dos cultivos. A iniciativa distribui 150 exemplares entre o público atendido pelo Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhos na Amazônia (Dicara), da Fundação Amazonas Sustentável.

Um dos desenvolvedores do material, o biólogo Emerson Pontes explicou a escolha do formato. “Acreditamos que esse diálogo precisava ser de forma suave e didática, então surgiu a ideia do gibi, por ser uma ferramenta lúdica de narração de histórias. Precisamos dialogar com essa juventude sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, que já afetam a vida na Amazônia, e como a poluição gerada por práticas humanas, incluindo as queimadas para roçados, influem nesses processos. O mais importante é empoderar a juventude ribeirinha para que ela, sabendo dos seus direitos e deveres com relação ao uso da terra, também contribua para a manutenção da floresta em pé”, destacou o biólogo.

O gibi possui 22 páginas de história, um glossário, dois desafios em passatempos e também um pôster com o Ciclo das Mudanças Climáticas voltado para o público adolescente.

Gibi_divulgação
Uma das páginas do gibi. Fonte: Divulgação

 

*Com informações Jornal Acrítica

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo