Um convite para conhecer os parques do Rio de Janeiro


SIte_Inea_print
Homepage do novo site do Inea. Fonte: site/Inea

Ontem (30/11), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou uma nova plataforma para divulgar os parques estaduais à população. O site Visite Parques Estaduais do Rio de Janeiro reúne informações como os atrativos, as trilhas, a lista dos condutores credenciados e uma seção dedicada à observação de aves, onde é possível baixar um folder com as espécies de aves que podem ser avistadas na unidade. Durante o lançamento, que reuniu mais de 200 pessoas, também foram distribuídos mapas turísticos de todos os 11 parques estaduais e da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (RJ).

Somadas, as 12 unidades de conservação recebem aproximadamente 3 milhões de visitantes por ano. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIBAPE) do Inea, Paulo Schiavo, reforçou que a expectativa não é apenas o aumento da visitação, mas também o aumento da qualidade dessa visitação. “Mais do que o número de visitantes, nós temos a expectativa de que as pessoas irão conhecer melhor as unidades. E nós esperamos que a partir daí os parques estaduais se consolidem como um destino turístico do Rio de Janeiro e entrem na veia da economia, principalmente aquela de base comunitária e local”, explicou o diretor.

Em sintonia com o objetivo do órgão ambiental de transformar os parques em importantes pontos turísticos do estado, o diretor de planejamento da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO), da Secretaria de Estado de Turismo, César Werneck, comemorou o site. “Há algum tempo os parques estão prontos para receber os turistas e o que faltava era isso: divulgação”, pontuou César. O representante da TURISRIO anunciou ainda que o site será apresentado para Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) para que os agentes de viagem conheçam e abracem a ferramenta.

lançamentosite_creditoAntonio_Inea
Lançamento do site. Foto: Antonio Kämpffe/Inea

O presidente do Inea, Marcus de Almeida Lima, esteve presente e reforçou a importância do uso público para conservação. “É preciso valorizar as unidades de conservação que permitem a visitação, porque nós precisamos que as pessoas conheçam os nossos parques. Se você não permite que a sociedade entre e conheça, de acordo com as normas de cada unidade, você não pode esperar que essa sociedade seja sua aliada”, falou o presidente.

O site era um sonho antigo do Inea e levou cerca de 2 anos para reunir toda a informação necessária para construí-lo. Principal responsável pela criação do site, a coordenadora de Visitação, Negócios e Sustentabilidade, Manuela Tambellini, fez questão de agradecer aos guarda-parques de cada unidade, que compartilharam o seu conhecimento para alimentar a plataforma. “Para fazer um site com informações do estado inteiro, sobre múltiplos atrativos naturais, você precisa contar com os braços que estão nas unidades. Então os gestores e os guarda-parques, que vivem o dia-a-dia da unidade, foram fundamentais para nos ajudar com conteúdo, desde fotos até o mapeamento das trilhas, com a classificação do nível de dificuldade e, a duração”, explicou a coordenadora.

mapas turísticos_Wkps_Foto_Duda Menegassi
Mapas turísticos dos parques estaduais. Foto: Duda Menegassi

Manuela contou ainda que o site, que foi financiado através de recursos de compensação ambiental, era um sonho antigo do Inea. “Isso é resultado de um projeto de dois anos, mas é uma ferramenta que já é desejada há muito mais tempo, fruto de uma política pública de incentivo à visitação. Porque o grande objetivo dos parques é a visitação, o ecoturismo. Mas não adianta a gente convidar as pessoas para visitarem os parques se nós não damos o endereço, não mostramos para eles o que vão encontrar. Mas antes de fazer isso, nós tivemos o trabalho de arrumar a casa, por assim dizer, com ações como o manejo das trilhas e a capacitação dos condutores de visitantes. Nós trabalhamos nisso e agora nós temos a ferramenta e o convite concreto para todos visitarem os nossos parques”, concluiu.

Outro destaque do site, é uma área dedicada ao Programa de Voluntário Ambiental do Inea, que deve ser lançado oficialmente na primeira quinzena de dezembro deste ano. Por enquanto, os interessados terão a oportunidade de realizar um pré-cadastro para participar do programa.

Saiba quais são as 12 unidades de conservação que você pode explorar no site: os parques estaduais da Pedra Branca, da Serra da Tiriricado Desengano, da Lagoa do Açu,  do Mendanha, da Pedra Selada, da Concórdia, do Cunhambebe, da Ilha Grande, da Costa do Sol e dos Três Picos; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.

Acesse aqui o novo site do Inea e, convite feito, visite os parques!

Site_Inea_2_mapa

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo