O Parque Estadual do Tainhas (RS), a Estação Ecológica Estadual Aratinga (RS), a Reserva Biológica Mata Paludosa (RS) e a Área de Proteção Ambiental Rota do Sol (RS) se reuniram-se para organizar o 1º Encontro da Rede Seiva, que visa promover uma reflexão sobre a relação entre as áreas protegidas e as comunidades escolares. Em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o evento será realizado no dia 02/12, a partir das 08h30, na Câmara de Vereadores de São Francisco de Paula. A atividade contará com a participação especial dos professores Dr. Marcos Reigota, da Universidade de Sorocaba, e Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com o tema “Educação Ambiental em Unidades de Conservação”, o programa começou a funcionar em janeiro de 2017. Ao longo do ano, foram realizadas sete oficinas que contaram com a participação de 16 professores de oito escolas públicas da região. De acordo com a gestora do Parque Estadual de Tainhas, Ketulyn Füster, o intuito é difundir a importância da preservação do meio ambiente em sala de aula. “O Seiva é um projeto que aproxima a comunidade escolar das unidades de conservação e oferece subsídios para os professores trabalharem a temática ambiental dentro das escolas”, explica. “Esta parceria entre estas quatro unidades fortaleceu a gestão ambiental em nível regional”, acrescenta a técnica ambiental.
O 1º Encontro da Rede Seiva é destinado para professores, estudantes e pesquisadores da área. As vagas são limitadas. Interessados devem realizar inscrição por este link. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (54) 3244-1710.