A imensidão amazônica esconde lugares de difícil acesso, como o Parque Estadual Serra do Aracá (AM), localizado no município de Barcelos, a mais de 600 quilômetros de Manaus por via fluvial. Apesar de ser um parque, e de abrigar a maior cachoeira em queda livre do Brasil, chamada de El Dourado, a visitação por lá é praticamente inexistente. Chegar lá é o principal desafio e requer uma verdadeira expedição.
É exatamente uma expedição o que o governo do Amazonas, através da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), está organizando para conhecer o potencial turístico da região. Prevista para acontecer no início de 2018, o objetivo é realizar um estudo completo sobre a potencialidade turística do parque. Atrativos com certeza não faltam, como a El Dourado que, com seus 350 metros é a maior cachoeira em queda livre do país. Um verdadeiro tesouro escondido na Floresta Amazônica, como indica o nome.
O jornalista Sérgio Miranda, que organizou uma primeira expedição de reconhecimento em julho deste ano, acredita que este pode ser um primeiro passo para estruturar o parque para receber os turistas. “Nós já estamos fazendo por conta própria, com a devida permissão do Estado, a abertura de trilhas para a base da maior cachoeira do Brasil, a El Dourado. E também estamos abrindo trilhas para uma área de floresta. No entanto, essas trilhas são para pesquisas científicas que nós pretendemos, com a ajuda do Estado, adaptar e estruturar para recepção do turista”, contou Sérgio. Além da cachoeira, o jornalista lembra de outros potenciais atrativos: “Na serra encontramos um verdadeiro jardim de orquídeas das mais diversas espécies, montanhas fantásticas, com paisagens belíssimas. Tem também cânions de mais de 600 metros de queda livre, além de uma caverna vertical com mais de 80 metros, totalmente inexplorada”.
O Parque Estadual Serra do Aracá
O Parque Estadual Serra do Aracá foi criado em 1990 e ocupa uma área de 1.818.700 hectares no norte do Amazonas, próximo da fronteira com Roraima. A Serra do Aracá faz parte da região montanhosa da Amazônia conhecida como Planalto das Guianas que se estende da Venezuela até o extremo norte do Brasil e é caracterizada pelos tepuis, formações rochosas que se assemelham à mesas.
Quer saber mais sobre o parque? Leia a entrevista que o WikiParques fez com o gestor em maio deste ano e confira o verbete na nossa wiki.