Oportunidade: seja um voluntário no Parque Estadual do Desengano!


PEDesengano_Paula de Carvalho_Wkps
Parque Estadual do Desengano selecionará 5 voluntários para atuar na unidade. Foto: Paula de Carvalho/WikiParques

O Parque Estadual do Desengano (RJ) abriu as inscrições para interessados em atuar como voluntários ambientais na unidade. São cinco vagas, quatro na área de manutenção de trilhas e instalações, e uma no apoio a serviços administrativos da unidade. As inscrições vão até 17/11 e podem ser feitas pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 10h00 às 17h00 na sede do parque, no município de Santa Maria Magdalena, ou através da internet (link disponível aqui).

O resultado será divulgado no dia 27/11, no site do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), órgão gestor do parque. O trabalho voluntário está previsto para começar dia 04/12, com prazo de seis meses, e opção de prorrogá-lo por mais seis.

A iniciativa é parte do Programa Voluntário Ambiental do Inea, que tem como objetivo aproximar os cidadãos das unidades de conservação, além promover a sensibilização e o aprendizado sobre questões ambientais e o intercâmbio de experiências com os profissionais da área. A coordenadora do programa, Geisy Leopoldo, explica que esse é um processo no qual todos saem ganhando. “A unidade de conservação, por contar com o apoio de mais cidadãos na proteção de sua biodiversidade; os voluntários, por somarem experiência e terem a oportunidade de colaborar com um trabalho prazeroso, relevante e útil; e a sociedade, que poderá desfrutar de áreas mais bem conservadas, com trilhas bem manejadas e com melhor recepção aos visitantes”, explica.

Segundo o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, “os voluntários são fundamentais não apenas para dividirmos tarefas e com isso multiplicarmos nossos esforços, mas principalmente por contribuirmos para formação de novas gerações e de futuros gestores”.

cartaz_voluntárioEDITAL_edital_nov2017_
Cartaz Parque Estadual do Desengano/Divulgação

Pré-requisitos e o edital

Para participar é necessário que o interessado tenha idade mínima de 18 anos, e como escolaridade mínima o ensino médio completo. A documentação necessária para inscrição é: ficha de inscrição preenchida, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e de habilitação profissional (diploma, certificado e etc.) e Curriculum Vitae. Quem optar por se inscrever online deverá enviar uma cópia da documentação para o e-mail: [email protected] com o assunto “inscrição para voluntariado ambiental”.

Leia aqui o edital completo para mais informações.

 

*Com informações Inea-RJ

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo