Dia 11/11 é uma data especial para as Cataratas do Iguaçu. Nesta data, há 6 anos, o principal cartão-postal do Parque Nacional do Iguaçu (PR) era reconhecido oficialmente como uma das novas 7 maravilhas naturais do mundo. Para comemorar o título surgiu o Dia das Cataratas que, este ano, quer mobilizar usuários com a postagem de fotos nas cataratas (até selfie vale!) com a hashtag #CataratasDay2017. A ação é uma parceria do Brasil com a Argentina, já que as Cataratas estão na fronteira, com áreas nos dois países. O objetivo é promover turisticamente o atrativo, que possui relevância mundial.
O lado brasileiro irá também abrir as portas aos moradores do município de Foz do Iguaçu, que terão entrada gratuita no parque. Serão disponibilizados 50 ônibus para fazer o transporte até o parque a partir de cinco pontos da cidade. A programação irá incluir ainda passeio de bicicleta dentro da unidade e a inclusão de grupos da terceira idade.
De acordo com o gestor do parque, Ivan Baptiston, o Dia das Cataratas já se tornou um marco para unidade de conservação. “É uma ação que se consolidou também como o dia de abrir as portas e festejar com a comunidade local, o que fazemos com prazer, pois esta é, inclusive, uma oportunidade para muitos moradores da região visitarem e terem contato com a riqueza deste patrimônio pela primeira vez”, explica Ivan.
O tema da campanha deste ano será “Conecte-se à natureza”, tudo a ver com a importância do parque na conservação da biodiversidade como um todo, para além das Cataratas, e ligado também à promoção do Ano Internacional do Turismo Sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é atingir 140 milhões de pessoas em todo o mundo, nas mídias sociais e convencionais, um milhão a mais do que na edição de 2016.
A campanha no lado brasileiro é promovida pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau e Fundo Iguaçu, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Cataratas S/A.
*Com informações Itaipu Binacional